Viés Group

Persa Milenar x Oriental

Falar da história dos tapetes, sem nenhum exagero, é falar da história da própria humanidade. Há exemplares com mais de 2.500 anos de idade, como é o caso da peça oriental Pazyryk, considerada por muitos pesquisadores o primeiro tapete da história e hoje parte do acervo do Museu de São Petersburgo, na Rússia. Descoberto sob o gelo na Sibéria, testes confirmaram que ele foi feito no séc. V a.C. (antes de Cristo).

A arte de tecer tapetes teve início com os persas e os orientais. Embora sejam tratados como sinônimos por muitas pessoas até hoje, saiba que existem diferenças significativas entre eles, não só no visual, mas principalmente nas técnicas de tecitura!

tapete persa é o tapete iraniano, afinal, o Irã ocupa hoje a maior parte do território que era conhecido como a antiga Pérsia. Quando falamos em tapete persa estamos nos referindo, especificamente, ao tapete iraniano feito à mão. É um modelo muito particular dessa região em termos de técnicas de tecitura e o design dos medalhões, bordas e franjas. Um tapete Nain Habibian é um exemplo de tapete persa.

 

Já o tapete oriental é como nos referimos a todos os tapetes feitos no Oriente (caucasianos, nepalês, indiano, paquistanês, chinês, turco etc.) a partir de uma mesma técnica. O tapete Ziegler (Paquistão) ou um tapete Aloe (Nepal) são exemplos de tapetes orientais. É um tipo de tecitura que, mantida a técnica, permite a introdução de desenhos mais contemporâneos.

Origem milenar

A origem do tapete persa está associada a uma arte que existe no Irã desde a Pérsia. Sua produção ainda é realizada em cidades históricas, cuja técnica compreende movimentos sofisticados e rápidos tão difíceis de reproduzir que tornam a região praticamente a única fonte desse material para exportação ao restante do mundo.

Essas peças contam a história de tribos e a evolução de uma história rica em cultura e talento. Os fios são entrelaçados com atenção máxima em peças que podem demorar mais de 12 meses para ficarem prontas, fator que depende desde o tipo de desenho até o tamanho da peça. No passado os tapetes persas eram usados por tribos nômades como meio de proteção do frio e com o decorrer da história, adquiriram o status de obra de arte.

É possível encontrar tapetes persa produzidos com lã, algodão e com materiais mais nobres como seda. Os desenhos dos persas variam muito ao longo da história assim como as muitas mudanças históricas, religiosas e políticas do Irã, mas de forma geral, podemos encontrar a presença de desenhos geométricos, medalhões e flores. As versões mais clássicas dos persas, inclui um mix das cores vermelho, bege e azul.

O processo de limpeza feito de forma errada pode se tornar irreversível, por isso buscamos sempre o aperfeiçoamento e a inovação.

Pode-se dividir os persas entre tapetes tribais e de cidade. Nos tribais, encontramos pontos mais finos além de tons avermelhados e outras cores ligadas a natureza, assim como seus desenhos. Esses tapetes faziam parte do cotidiano persa nômade, como parte importante de suas casas, sendo deslocados junto com seus grupos, o que os tornava sagrados, era a única parte da casa que permanecia junto a esses deslocamentos. Cada tribo inseria nas peças características de sua vivência.

Outra característica que diferencia os tapetes tribais dos da cidade é o tamanho. Os de origem nômade são sempre menores, pois o carregamento nos deslocamentos exigia deles medidas mais apropriadas para isso, além do peso ser um fator que atrapalha. É uma peça que precisava ser multifuncional em vários sentidos, indo além do tapete, mas também em outras representações têxteis, pois era uma das poucas coisas que podiam carregar para todo lugar para sobreviver.

Já os tapetes de cidade são desenvolvidos em grandes galpões justamente para atender uma demanda mais fina e requintada, numa época mais distante para os grandes palácios da nobreza de vários países e hoje para as classes mais ricas.

Higienização de Tapetes

Quando tratamos de saúde e proteção, não podemos escolher qualquer um para cuidar de algo tão precioso.
Esses investimentos requerem cuidado especializado.

Tags :
Tapetes
Share This :

QUEM SOMOS

A Viés nasceu com o espírito inovador para levar uma nova metodologia e significância de liberdade e bem-estar, no uso dos mobiliários importados e nacionais. Para que você, sua família e amigos possam desfrutar de momentos íntimos e festivos, sem restrições ou preocupações com manchas, sujeiras ou incidentes com seus pets.

Pronto para iniciar o cuidado de seu mobiliário?

Entre em contato e entenda quais proteções seu mobiliário necessita.